terça-feira, 13 de setembro de 2011

ENEM

Por incrível que pareça, há espanto no Brasil quando o ENEM relata o péssimo desempenho dos estudantes do EM brasileiro.
Pior ainda é escutar burocratas que de suas cadeiras almofadadas em um escritório tem a resposta para os problemas da educação brasileira, é simples são sempre as mesmas respostas, falta dedicação dos professores, falta recurso para as escolas, falta valorizar o profissional.
Desde que eu ainda moleque tive contato com noticiários e etc., escuto sempre os mesmos problemas serem relatados, então vai meu parecer:
Falta dedicação por que não existem escolas públicas atrativas, quando de educação boa é bairro rico onde há investimento e cobrança, falta dedicação por que não é humanamente possível se dedicar a 3 escolas que ocupam 19h do seu dia, muito menos aos seus 1000 e tra-lá-lá alunos, no máximo você entra em uma sala espera falar algo significante e sair dali sem hostilidades, seja de diretores bajuladores de políticas pedagógicas falidas pela má aplicação, seja por pais de alunos que tão desinformados quanto os próprios filhos vêem nas Escolas um lugar para seus príncipes não passarem fome.
Pedir para dedicação aos professores é fácil quando sentado numa cadeira de couro em uma sala com ar-condicionado você tem vencimentos acima de R$7.000,00 e com carga horária adaptável as suas necessidades. Não vou desmerecer os burocratas, afinal sem eles não há papel.
Querem saber da realidade: A educação não vai mudar, pois se a gestão escolar for mais eficiente não dará lucro a ninguém. Eu como professor vendo um produto, mas meus clientes não querem comprar.
A sociedade BBB, Fazenda, você-você-você-você, não se interessa em fotossíntese, ou no quão admirável é saber que cada folha de uma árvore esta disposta para receber a maior quantidade de luz com a menor quantidade de calor possível.
Agora que a notícia do ENEM saiu há espanto!
Falta recurso? Isso é a maior mentira, o que falta como para qualquer outra situação no Brasil é gestão. Professores devem receber por aulas em uma única escola, em um único período de aulas. Professores devem ser cobrados por desempenho quando há material para haver desempenho. Outro fator, não quer dar aula fora!!!!
Reclamar de o governo executar seleção por avaliação é atestar incompetência! O problema é que o governo não sabe nem fazer prova nem escolher profissional. Então privatiza de vez quem trabalha fica quem não trabalha fora!
Por fim falar de valorização dos professores não é só aumentar o salário, dar benefícios ou mesmo estabilidade, é a sociedade saber que se você é advogado, médico, juiz, policial, piloto, jornalista, você só o é por que na sua vida você passou pela chatice chamada escola, professor!
Lógico que para ser jogador de futebol, ator populista, BBB, cantor (salvo as belas exceções - de jogadores inteligentes, atores bem formados e cantores que batalham pela cultura) você não precisa ser inteligente apenas contar com a ignorância da população.
Ser professor é uma honra que é manchada por estas análises expurgáveis de moral, falar que dá pra mudar quando seu bolso está cheio ou quando você não precisa ir ministrar aulas é fácil, saiam das suas cadeiras e vão para as salas, os governantes visitam escolas cujos diretores e professores são seus partidários e uma verba extraordinária é repassada para reformar a escola de imediato, apenas para visita do governante!
Se a escola dos seus filhos é ruim exija a presença do governador assim a escola irá ser reformada para sair bonita na foto de propaganda política!
Ivan Valente da Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário